Como surgiu o geladinho?

7

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar ou mesmo experimentado o famoso geladinho, gelinho, sacolé, din-din, chup-chup, juju, lili… (ou seja lá como ele é chamado na sua cidade), não é mesmo?

Pois bem! Mas, o que acho que nunca paramos pra pensar – pelo menos a maioria das pessoas -, é o como surgiu o geladinho, quem o inventou. Eu, pelo menos, nunca me peguei pensando nisso, pelo menos até outro dia, quando uma criança da família me fez essa pergunta enquanto estava no meu colo decidindo qual o sabor de geladinho que ela queria para a sobremesa.

Juro que fiquei sem resposta, sério! Falei que não sabia, mas que tentaria descobrir… e lá fui eu dar uma olhadinha na internet sobre o assunto. E olha, mesmo depois de ler algumas coisas, ainda tenho minhas dúvidas… rs

Mas vamos lá, vou contar o que encontrei.

A maioria dos textos que encontrei dizem basicamente a mesma coisa, que, durante a segunda guerra mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos, e que esse era o principal alimento durante as batalhas, ou seja, toda a fonte de energia destes marinheiros vinham dos “geladinhos salgados”, sim, isso mesmo, SALGADOS, os geladinhos eram salgados e ricos em proteínas.

Então, ao fim da guerra essa ideia foi trazida ao Brasil (não encontrei informação sobre quem seria essa pessoa), e acabaram percebendo que o geladinho doce seria muito mais saboroso e útil pra nós, visto que somos um país tropical.

Daí surgiu a ideia de fazer os geladinhos de suco de frutas congelado, e a moda pegou! E faz o maior sucesso até hoje, como todos sabemos.

Gostei bastante de saber de onde surgiu a ideia do geladinho!

E você, já sabia, tinha alguma ideia de como tudo começou?

7 Comentários
  1. claudineia Diz

    Aí entende

  2. carlos Diz

    que legal

  3. Cleide Oliveira Diz

    é legal conhecer a história do que a gente está vendendo

  4. maria Diz

    muito interessante

  5. Orlando Diz
  6. joseane Diz

    não sabia disso

  7. Osvalldo Diz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ok Saiba mais

close

Ad Blocker Detectado!

Eu sei que anúncios podem ser chatos, mas eles nos ajudam a manter o site grátis para você consultar as centenas de receitas que temos aqui. Você pode adiciona a ComofazerGeladinho.com.br no seu Ad Blocker e assim não teremos mais problemas :D

How to disable? Refresh